Você conhece o que é projeto complementar elétrico?

O projeto complementar elétrico é uma das partes mais importantes de sua casa. Mas, você sabe como ele é desenvolvido e para que serve?

Obviamente, ele tem toda a importância em abastecer a sua construção com a energia de forma tranquila, sem que picos aconteçam ao ligar mais de um aparelho que consuma uma grande quantidade de energia.

Ou seja, o projeto elétrico feito de maneira correta, respeitando todos os limites energéticos e o uso de luzes por aparelhos, impede que sua casa fique sem luz ao ligar dois chuveiros, por exemplo.

Outro exemplo bem simples é algo que pode ser corriqueiro para algumas pessoas. Você já precisou carregar seu celular e não havia tomadas suficientes no lugar? Ou aquele interruptor em um quarto escuro que você nunca encontra? Então, todos esses problemas são resolvidos com um projeto complementar elétrico.

Por isso, esse projeto complementar é um dos mais importantes para quem está construindo ou reformando, indiferente de ser uma residência, prédio comercial ou barracão industrial.

Assim, você deve saber sempre como ele deve ser feito, apresentado e planejado, respeitando sempre a vontade do contratante e sendo indicado para gerar economia na construção ou no pós obra.

Então, se você quer saber mais como realizar seu projeto complementar elétrico, para que ele realmente serve e quem pode fazer, esse artigo é indicado para você.

Afinal, o que é um projeto complementar elétrico?

O projeto complementar elétrico, como o nome indica, é um projeto complementar. Apesar do nome parecer ser algo superficial, os projetos complementares são muito importantes para a obra.

No caso específico, temos diversos exemplos de como um projeto complementar elétrico pode resolver problemas futuros de sua construção.

Desde o abastecimento de energia de forma fracionada até mesmo pico energéticos que podem colocar em risco seus eletrodomésticos.

Além disso, ao realizar um projeto complementar elétrico, é normal que a pessoa responsável pelo desenho da planta entenda as necessidades de cabos, fiação e tomadas ou interruptores, deixando sempre de forma clara onde será instalado cada parte deles, facilitando para o cotidiano dos usuários da edificação.

Então, o projeto elétrico de sua edificação tem a função principal de conseguir realizar toda a parte elétrica sem gerar prejuízo financeiro ou estético, transformando os lugares para melhorar a utilização de cada cômodo.

Outro fato a ser realizado pelo projeto elétrico é a organização de lâmpadas, tanto as de uso comum quanto as de segurança – gerando o abastecimento para esse segundo caso.

Qual a importância de um projeto elétrico?

Além de tudo que já foi supracitado, o projeto elétrico tem o objetivo de oferecer mais segurança, praticidades e fontes de iluminação para os usuários.

O desenvolvimento de tecnologias e uso de diversos aparelhos conectados a fontes de energia, todas ao mesmo tempo, tem se tornado cada vez mais comuns as pessoas precisarem de projeto elétrico para criar sua edificação de forma correta.

Assim, criando sua edificação com projeto elétrico, a funcionalidade e segurança dos usuários do local está garantida. Além de evitar futuras falhas na instalação e facilitando futuras manutenções.

Por isso, o projeto elétrico é onde o profissional definirá todos os locais que serão instalados os pontos de iluminação e tomadas, os dispositivos de proteção do circuito, o tipo e diâmetro de cabos e diversos outros detalhes que envolvem a parte elétrica da edificação.

Tudo isso deve ser apresentado em uma representação gráfica da edificação, indicando sempre de forma clara todos os pontos que deseja ser aproveitado. Além disso, tudo deve ser de acordo com a regulamentação da NBR 5410.

Outro ponto a se atentar é a tabela que o profissional indicará todos os pontos, como a quantidade de circuitos efetivamente disponíveis, além do quantitativo de energia que pode ser produzido e aceito em sua edificação.

O que deve fazer parte de um projeto elétrico?

O projeto elétrico deve ter alguns itens principais e que não podem ficar de fora, indiferente de quem faz ele.

Nestes itens, temos algumas informações muito necessárias e, como supracitado, deve ser entregue pelo profissional uma representação gráfica com a indicação de pontos de luz, de tomada, além de cabos e cálculos de produção e condução de energia em cada ponto. É importante lembrar de sempre respeitar a parte arquitetônica do projeto.

Porém, também é necessário saber que, ao contratar um arquiteto – que tem em suas atribuições a criação de projetos complementares elétricos – ele deve informar para você os gastos necessários, além de planejar maneiras de economizar energia, também no pós obra.

Outro item necessário em seu projeto elétrico são os requerimentos do projeto, com a definição de quais tipos de tomadas serão usadas – com aterramento ou sem – além de calcular sempre qual o limite máximo de utilização de energia ao mesmo tempo na edificação.

O projeto também deve entregar a inserção da simbologia dos pontos de tomada e iluminação. Assim, gerando uma pequena legenda para que qualquer pessoa entenda o que é necessário naquele ponto. Até mesmo para o cliente ter a facilidade de discutir e tentar apontar mudanças do projeto.

A separação de circuitos elétricos também deve estar presente no projeto entregue, separado por cômodos ou por funções. Nesse caso, ele deve ter a corrente máxima de que cada circuito usará, sempre separando eles por voltagem (127V ou 220V) e sem ultrapassar os limites (1200W e 2200W, respectivamente).

A localização de medidor de energia, além da localização do quadro de distribuição de circuitos, deve estar presente também na representação gráfica do projeto complementar elétrico.

Listagens dos materiais elétricos, para que todos saibam sempre o que deve ser entregue e comprado. Além de saber todas as especificações técnicas dos produtos e dos elementos, sempre relembrando dos limites de energia.

Mas, deve-se ter em mente que a representação gráfica deve ser entregue sobre a planta arquitetônica, apresentando como tudo ficará em sua casa.

Se você deseja ter um projeto complementar elétrico venha já para a Sólida Engenharia e Arquitetura. Temos uma equipe multidisciplinar preparada para ajudar você a colocar seus sonhos no papel e transformar todos os seus desejos em realidade.

Veja mais:

Você sabe o que são projetos de detalhamentos?

COMPARTILHE